Usuários de rede sem fio estão inseguros

A companhia de segurança Steganos publicou uma pesquisa realizada com usuários de rede sem fio no Reino Unido que mostra que um grande número de pessoas está vulnerável ao roubo de informações.

37% dos entrevistados confessaram usar conexões desconhecidas de escritórios e residências para enviar dados, o que pode apresentar grande risco de interceptação de informação.


Mesmo com 86% dos usuários declarando saber dos riscos de roubo de dados confidenciais, apenas 22% revelou utilizar métodos de criptografia, que codificam os dados e impedem que sejam facilmente lidos. Como forma prioritária de proteção está o antivírus, com uso de 77% da base de entrevistados e firewall, instalado em 72% das máquinas.

Para saber que tipos de dados estavam expostos, a pesquisa perguntou a respeito dos hábitos de navegação de cada um dos entrevistados: 75% dos usuários utilizam redes sem fio para acesso a email pessoal, seguido por email profissional (51%), pesquisa e conexão à rede corporativa (37%). A exposição de dados confidenciais fica ainda mais evidente sabendo que 28% usam a rede para internet banking e outros 23% realizam compras online freqüentemente.

Mais da metade (51%) usa acesso Wi-Fi diversas vezes por semana, com parcelas menores fazendo uso semanalmente (15%), a cada duas semanas (20%) e mensalmente (14%).

A Steganos alerta para o risco crescente do roubo de dados confidenciais e pede para que os usuários não se coloquem em riscos desnecessários. “Usar criptografia forte para proteger a transferência de dados é a única maneira garantida de defender usuários de redes sem fio. Mesmo que os dados sejam interceptados, criminosos não poderão decodificá-lo e explorá-lo”, explicou Aston Fallen, presidente da companhia.

F. Geek.com.br

Grato Luiz Eudes pela mensagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s