Microsoft ‘emprestas’ portáteis a blogueiros e gera polémica

No início desta semana, um pequeno grupo de blogueiros de tecnologia norte-americanos recebeu um “presente” da Microsoft: um portátil Acer Ferrari 1000, equipado com processador Turion 64×2 de 1.8 GHz, 1 Gb de RAM e disco rígido de 160 Gb. Alguns correram para publicar nos seus blogs o facto de terem sido escolhidos, mas a iniciativa da empresa, em parceria com a assessoria de relações públicas Edelman, não foi bem aceite na blogosfera.

O portátil foi enviado para que eles pudessem testar o Windows Vista Ultimate, a verão mais incrementada do novo sistema operativo da Microsoft, um processador Turion de dois núcleos de 64 bits, da AMD. Em um comunicado, que foi reproduzido pelo blog Laughing Squid, a empresa não esclarecia qual o destino que deveria ser dado ao produto: declarava apenas que a sua devolução seria “bem-vinda”, mas recomendava outras duas opções: envolvê-lo em uma doação ou em uma promoção entre os leitores.
Ou seja, no final das contas, o blogueiro poderia ficar com o portátil, o que gerou uma discussão ética na blogosfera. “A única conclusão a que posso chegar é que isso é eticamente indiferenciável do suborno”, escreveu Joel Spolsky, dono do Joel on Software, sugerindo que alguns poderiam sentir-se “obrigados” a publicar um post sobre o novo Windows – ou mesmo a elogiar o sistema operaivo.

Robert Scoble, blogueiro e ex-evangelista técnico da própria Microsoft, discorda e diz que a iniciativa é uma “boa idéia”, pelo facto da empresa tornar possível o teste do Vista – sem a necessidade de instalá-lo na própria máquina. Para ele, os profissionais poderiam, facilmente, evitar a “pegajosa” questão ética. “Você revelou (ter recebido o portátil)? Se sim, você é ético. Se não, você não é”, justificou.

Scott Beale, dono do do Laughing Squid, está a leiloar o seu portátil no eBay. O valor obtido será doado a Electronic Frontier Foundation, entidade sem fins lucrativos que “defende à liberdade no mundo digital”. Até à tarde desta sexta-feira, a maior oferta atingia o valor de R$ 43 mil. O mesmo computador custa o equivalente a pouco mais de R$ 4,1 mil na Amazon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s