Ilha habitada desaparece da costa do Índico

O aumento do nível da água do mar, provocado pelo aquecimento global do planeta, fez desaparecer Lohachara, uma ilha situada na Índia, o que parece confirmar as piores previsões sobre o agravamento do efeito de estufa.

O desaparecimento da ilha de Lohachara, na Índia, foi recentemente confirmado por cientistas da Universidade Jadavpur, em Calcutá, que efectuaram um estudo sobre o fenómeno durante seis anos, revela o jornal britânico “The Independent”.


A submersão desta ilha e de uma outra, vizinha e deserta (Suparibhanga), foi comprovada através de imagens de satélite.
Dois terços da ilha de Ghorama, que fica próxima destas duas, também ficaram permanentemente inundados. Segundo revelou o director da Escola de Estudos Oceanográficos da referida universidade, é apenas uma questão de tempo até que Ghoramara desapareça completamente.

Ainda assim, o caso de Lohachara é inédito já que estamos a falar de um território que, no passado, chegou a ser habitado por cerca de 10 mil pessoas. Por enquanto, os habitantes de Lohachara e Ghorama foram transferidos para Sagar, ilha que também tem vindo a perder terreno para o mar.

De acordo com a reportagem elaborada pelo jornal, há cerca de oito anos algumas ilhas desabitadas do Pacífico também ficaram submersas, tendo os habitantes de Vanuatu, uma ilha próxima do local, sido evacuados por precaução.
O artigo revela ainda que existem cerca de 70 mil pessoas a viver em ilhas que podem desaparecer com o aumento dos níveis do mar.
Os especialistas acreditam que este fenómeno irá arrastar consigo boa parte dos territórios existentes em países com vastas planícies costeiras, como o Egipto ou o Bangladesh.

Por enquanto, Lohachara é a única ilha habitada a desaparecer, mas acredita-se que nos próximos oito anos também as Ilhas Carteret, na Papua-Nova Guiné, possam ficar submersas.
Na parte indiana do delta existem ainda outras dez ilhas em processo de submersão, onde vivem cerca de 400 tigres que poderão morrer devido ao fenómeno.

in ciberia 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s