Espanha, França e Itália vão criar espião de e-mail

Gostou do Echelon e do Carnivore? Então vai adorar o projecto Oseminti! Como os dois primeiros, trata-se de um sistema de busca e intercepção de comunicações electrónicas. Mas com uma diferença: é europeu. O projecto é liderado pela França, mas conta com importantes apoios de Espanha e Itália. De acordo com notícia do El Pais os três membros da UE querem criar um sistema que permita identificar palavras e também proceder à interpretação de diálogos considerados “perigosos”, que tenham sido veiculados na Web.

O novo “espião electrónico” deverá conseguir interpretar comunicações escritas e orais (útil para as comunicações VoIP).

As autoridades espanholas sublinham que o novo “espião” terá missões civis e militares. O que permite concluir que o Oseminti pode ser utilizado no combate ao terrorismo ou ao tráfico de droga, por exemplo.

O projecto vai entrar em fase de desenvolvimento nos próximos dois anos.

De acordo com os mentores, o Oseminti distingue-se dos antecessores norte-americanos (Echelon e Carnivore) por ser capaz de contextualizar e atribuir expressões a frases proferidas ou enviadas através da Net.

Oseminti é a sigla de Infra-estrutura de Inteligência Semântica Operacional.
in exame

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s